> Atualizado: 19/mai/20 | Página inicial


Título: TRÂNSITO DE FIÉIS: Internet, a nova estrada da fé – Editora VISEU - 164 páginas, 2019.
- ISBN: 9788530013301 | E-ISBN: 9788530013318.

Para adquirir o livro, escolha uma das opções abaixo:
- Editora:


- Formato Impresso:
| | | | | |

- Formato digital:
| | | | | | |



Descrição do Livro

Imbricado no cotidiano e com enorme força pervasiva, os ambientes digitais são cada vez mais comuns: serviços, relacionamentos, negócios e entretenimento. Todos os aspectos da vida humana estão “dando as caras” ali. A religião não poderia ficar de fora. Já há muito tempo ela se apropria da mídia para mostrar-se aos fiéis. Agora é a vez das interfaces digitais serem protagonistas dessa manifestação. A internet, esse novo ambiente, tem favorecido inclusive, novas configurações e trânsito religioso na atualidade como nunca antes na história.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

PREFÁCIO

Trânsito de fiéis: Internet, a nova estrada da fé reflete sobre a influência e o papel das tecnologias digitais de comunicação e informação no campo religioso atual, no contexto brasileiro.  O livro é resultado de uma pesquisa inovadora e instigante, sobre um assunto atualíssimo e que tem demandado muita reflexão e discussão no âmbito social, político, cultural e religioso. Estamos vivendo uma revolução causada pela internet e as novas formas de comunicação e mídia. Uma revolução avassaladora, acelerada, abrangente e não temos tido tempo nem estrutura para pensa-la.

O livro está organizado em três partes:

No primeiro capítulo, o autor expõe de maneira ampla o cenário religioso brasileiro, considerando em especial a mobilidade religiosa, o trânsito dos fiéis na atualidade. Dados de pesquisas, além de dados recentes dos Censos, são apresentados e discutidos, em profundidade. Constata-se uma crise na adesão à instituição religiosa. Ainda neste capítulo, Reginaldo discute sobre o papel da religião na educação e sobre as necessárias mudanças na área da educação cristã, na atualidade brasileira, tanto no âmbito da escola, das instituições religiosas, como da sociedade, como um todo, justamente para dar conta ou tentar dar conta das grandes mudanças em curso no campo religioso.

O autor questiona, aqui, em que medida o campo tecnológico e midiático está implicado neste novo cenário religioso. A mídia tem causado mudanças na maneira de vivenciar a religião, ou são as mudanças na religião que tem contribuído para as mudanças da mídia? Provavelmente há influências mútuas e ao mesmo tempo mudanças acontecendo de forma independente em cada um dos âmbitos.

No segundo capítulo, o autor enfoca mais especificamente o ciberespaço como novo caminho para as expressões das religiosidades. Com base em autores de referência, Reginaldo apresenta o ciberespaço como um espaço que influencia e canaliza expressões religiosas. O livro não só apresenta uma reflexão teórica sobre o assunto, mas também apresenta inúmeros exemplos, retirados do próprio ciberespaço. Assim como as novas tecnologias de comunicação, informação e entretenimento têm influenciado a vida e a cultura, também o campo religioso tem sido afetado e modificado. Segundo o autor, é impossível imaginar que a religiosidade não seja de alguma maneira influenciada e modificada.

No último capítulo, o livro traz uma análise mais concreta de como esta relação tem se dado. Cinco exemplos de expressão religiosa no ciberespaço são detalhadamente apresentados: Canção Nova (Igreja Católica Apostólica Romana); Igreja Universal do Reino de Deus - IURD; Espiritismo; Candomblé e Igreja Batista (Programa Dois de Julho em Notícia). Percebe-se, pois, uma abrangência e variedade na abordagem. Ao apresentar cada um dos exemplos, o autor discute a respeito do fenômeno trazendo ao debate referências e conclusões apresentadas nos capítulos anteriores.

Você, prezado leitor, prezada leitora, tem em suas mãos um livro feito com base em sólida pesquisa sobre um tema pertinente e relevante, não só para o campo religioso, mas também para entender a mídia e a sociedade na atualidade. Internet e mídia não é apenas uma nova estrada da fé, mas uma nova estrada da vida, uma chave hermenêutica do nosso tempo.

Dr. Júlio Cézar Adam

São Leopoldo, novembro de 2019.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - acessos - - - - - contador de acesso - - - - - - - - - - - - -

WWW.REGINALDOBRITO.COM - Todos os direitos reservados 2010 - ©